PEDRO CRISPIM | WE LOVE YOU!

Foi com bons exemplos que cresci toda a minha vida.
E as coisas boas da vida são para partilhar, por isso hoje vou partilhar convosco, um pouco de um homem que é uma referência no mundo da moda em Portugal: PEDRO CRISPIM
Com um currículo invejável na área da televisão e consultoria de imagem e com referências e inspirações que vale a pena espreitar.
Convidei-o para 5 ou 6 perguntas sobre a moda masculina e a conversa fluiu por uma hora seguida, tempo esse  que o Pedro gentilmente me cedeu e passou a correr.
Tem milhares de fotografias, mas é assim que o vejo, a pessoa mais divertida do mundo, até quando está a trabalhar, tem sempre uma graçola na ponta da língua!
De um rigor extremo, de um profissionalismo como já não há, Pedro contou ao Beauty Market como tudo começou e onde quer chegar.
Muito antes de o conhecer, já o admirava por ter a coragem de dar a cara num programa que iria ajudar a mudar muitas mentalidades.
Tudo o que pensava e conhecia dele caiu por terra, logo no momento em que trabalhei a primeira vez com ele.
Faz todo o sentido que aqui esteja a falar, porque não há nada que o Pedro vista que lhe fique mal, sempre apresentável em todas as ocasiões, acredito que é tão fotografado nos eventos e galas, não porque é uma figura publica, mas sim porque quando entra ilumina uma sala com a sua energia. Sem dúvida o homem a seguir!


FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- Formação base Design de equipamento
- Curso de manequim profissional com 17 anos
- Workshop de cenários e figurinos com Filipe Faísca no chapitô e foi quando começou a interessar-se e a perceber mais de roupa, croquis e tecnicas usadas.
- Curso dePersonal Shopper no IEDE em Madrid
- Workshop de Consultoria de Imagem, modulo 1 e 2 com flávia Pina, consultora de Moda e colaboradora da Elle Brasil
Todas as formações extra são na área da pintura de oleo, uma paixão do Pedro que poucos conhecem.
Gosta muito de pintar, desenhar e já tem dedo de autor porque gosta de juntar materiais, fazer colagens e não há dia nenhum que não desenhe ou faça um croqui, utiliza inclusivé o desenho para passar o tempo nas viagens.



PERCURSO PROFISSIONAL
Sempre quis estar ligado á moda, mas nos bastidores, nunca se imaginou como manequim, porém a ironia do destino quis que começa-se por ai quando foi á procura de um curso de manequim com 17 anos, mas quando era miudo queria ser estilista porque na altura ainda não se usava a palavra designer de moda.
Fazia croquis e chegou a desenhar alguns vestidos para as tias e primas para casamentos, agarrava na roupa da mãe e tentava modificá-la, na maioria das vezes sem sucesso porque não tinha bases nenhumas mas tentava e arriscava sempre.
Adorava ter bonecas, não para brincar com elas, mas sim para vestir, pentear e maquilhar, fazia sempre o look inteiro.





Desde muito cedo que fazia nas bonecas o que agora se considera o Styling, "o construir um cordenado dos pés á cabeça numa manequim eu já o fazia nalturas, as bonecas eram 4 ou 5 todas iguais sem razão aparente na altura" mas que agora se relaciona com a uniformidade que existe num desfile de moda em que as manequins tem todas que transmitir a mesma mensagem e parecer iguais.
A roupa das bonecas também tinha a assinatura Pedro Crispim. Tranformava pulseiras em cintos, aneis em gargantilhas, aproveitava restos de tecidos, tudo na tentativa de conseguir o seu desfile de moda. Com o passar da idade começou a perceber que aquilo que fazia por instinto era realizável e ficou claro que queria ser estilista ou trabalhar em bastidores.
Guarda fotos dessas aventuras, curiosamente até dos casos com menos sucesso, em que as bonecas tem caneta de feltro na cara, porque queria que o trabalho que fazia se visse bem e  marca-se bem a sua posição "Fazia-me confusão as coisas convencionais, talvez por causa disso hoje sou tão clássico".




"Ser manequim nunca foi uma ambição, nunca quis dar a cara por nada eu era mesmo feliz a construir looks nas bonecas, mas as pessoas depressa começaram a insistir por causa da altura e corpo que tentasse uma carreira como manequim, decidiu enviar fotos para um concurso em 1997, foi passando nas eliminatórias, não ganhou, ficou em 3 lugar mas ficou agenciado e começou logo a fazer trabalhos,  não teve tempo sequer de digerir ou perceber aquilo tudo, como concorreu por brincadeira a adaptação foi dificil porque era dar a cara e não trabalhar em bastidores, que realmente era o sonho.
Foi um processo de crescimento, deu-me acesso aos bastidores sem ser de uma forma premeditada,.

"Depressa o trabalho de bastidores me seduziu, começei achar muito mais interessante o trabalho das agencias, dos bookers, trabalho de bastidores a nivel de guarda-roupa, cabelos e maquilhagem, os truques das produções de moda, editoriais, catalogos, comecei a ver que ali era onde acontecia a magia.
O que apresentavamos ás pessoas, era um resumo de tudo o que era feito, eram meses e dias de trabalho intenso e achei porque é que eu tenho de viver 5 minutos em cima de uma passerelle, se posso estar dias, meses e anos nos bastidores.
Quando desfilamos é tudo muito rápido, vestimos, desfilamos em 5 minutos e vamos á nossa vida, mas o trabalho dos bastidores continua".

Para conciliar com a faculdade começou a trabalhar em lojas, sempre lojas de roupa,, "trabalhei vários anos em várias marcas e começei a perceber que a moda não era só para as manequins, também estava acessivel aos consumidores e notei que havia uma lacuna, as pessoas não sabiam o que comprar, nem os funcionários estavam preparados para transpor o que se via nos desfiles para o dia-a-dia e aconselhar os clientes, foi aqui que despertei para a consultoria de imagem, para pessoas reais, para as suas necessidades, tipos de corpo, achei que precisava de me formar e ganhar mais conhecimento nessa área e passei da teoria á prática, fiz formações na área de consultoria de imagem, atendimento ao publico, porque Portugal pecava e ainda continua a pecar pelo atendimento e era uma coisa que gostava, ainda hoje gosto, se me colocarem numa loja, só a fazer atendimento sem a parte logistica,  eu sou extremamente feliz, porque é uma maneira de concretizar os sonhos dos clientes e os seus objectivos, as compras tem uma componente emocional muito grande e eu gosto de trabalhar essa parte emocional, com as pessoas".



TELEVISÃO
Tives-te um programa de televisão e vais várias vezes á televisão aconselhar as pessoas, dar dicas e truques, é um caminho que gostarias de seguir?
A televisão sim surgiu por acaso, enquanto que para manequim eu procurei mas por brincadeira, a televisão foi um convite para fazer um casting sem saber o conteudo do programa, porque eu não conhecia a versão americana e acabei por ir e por passar, o programa durou 5 meses, depois fui para a sic mulher para o Sixteen onde trabalhava na area de consultoria de imagem, dava dicas de moda e noticias da moda com uma rubrica minha e apartir dai comecei a fazer várias produções para revistas, mas foi a tv que me abriu essa possibilidade, a televisão é um veiculo de publicidade como não existe, e permite que as pessoas conheçam melhor o nosso trabalho e nos conhecam melhor, as coisa teriam sido mais dificeis de conseguir sem o programa, televisão não é o meu focus, é uma ferramenta, tal como é escrever para a imprensa ou ter um blogue de moda, são plataformas onde se vai aprendendo sempre mais, motivam-me e podemos ensinar os outros, mas o meu trabalho é como consultor de imagem.



FUTURO
Vais deixar as coisas acontecerem com até agora quase por instinto, ou tens um caminho definido?
Tenho um caminho definido, quero estar ligado a esta área, já lá vão 14 anos e não me imagino a trabalhar em outra coisa, quero apostar na area de formação, eu proprio sinto necessidade de actualizar e completar a minha formação, se calhar fazer uma viagem e tirar um curso, acho que tudo o que tenho nunca é suficiente e tudo o que venha nunca é demais, esta é uma área que esta sempre a evoluir e em constante mutação.Neste momento quero dar atenção ao ATELIER STYLING PROJECT de formação que vou abrir, para passar a mensagem, os conteudos e a minha experiencia, porque há tantos anos que dou formação em academias, escolas, agências que neste momento faz todo o sentido ter um espaço e um projecto meu.Gostava de criar sinergias com outras empresas nesta área, de forma a chegar mais depressa ao cliente.

O que falta no mercado e nos meios de comunicação, para que os homens percebam mais a importância dos cuidados pessoais a valorização da imagem e que a moda no dia-a-dia nada tem a ver com uma opção sexual?
Acima de tudo falta-nos orgulho e auto-estima, que depois nos leva a uma imagem mais simples, os portugueses acham que vestirem-se de cinzento e de cores escuras e com uma postura mais discreta isso está ligado á credibilidade, uma coisa não tem nada a ver com outra e primeiro então precisavamos trabalhar a valorização pessoal, enquanto portugueses, enquanto homens e mulheres,  falta-nos criar bases mais seguras que somente a parte estética


Isso vem de parte de quem, das empresas? Falta levar mais consultoria de imagem só para homens á televisão?
Nós podemos ter uma loja maravilhosa, mas se o cliente não entrar, o atendimento que pode ser excelente, como o produto que pode ser lindo, não vai resultar em vendas.
Se os homens não sabem tudo o que podem tirar dessa mesma loja é remar contra a maré, tem que haver uma sinergia e tem de se avançar em várias frentes, não pode ser um unico meio de comunicação a ter iniciativa, seria bom as empresas ligarem-se mais aos profissionais de moda com experiência com o publico em geral e começarmos a mostrar o que se pode fazer e que beneficios vai ter.
O homem português joga muito pelo seguro, não arrisca, acha que assim tem mais credibilidade, e é muito preconceituoso, embora já se vejam algumas nuances diferentes no look masculino, ainda existe muito pouca abertura do homem português ao cuidar da sua imagem, ainda existe preconceito em entrar num cabeleireiro e cuidar das unhas, ainda acham que vestir determinados tons está ligado a uma opção sexual, acham que os cuidados estão ligados ao foro feminino, é uma questão muito profunda que está ligado ao lado religioso e cultural e leva o seu tempo a desconstruir, mas estamos no bom caminho.
Embora ainda tenhamos algum caminho para desbravar porque os editoriais de moda são demasiadamente femininos, escreve-se ainda de maneira superficial sobre a moda e cuidados masculinos, temos de tentar chegar ao publico masculino de uma forma acessivel, com uma mensagem clara.

DIA-A-DIA

Que cuidados diários tens?
Diáriamente uso sempre um face wash, tónico, hidratante com protecção solar  e um creme de olhos; depois complemento com alguns tratamentos e faço massagens e limpeza de pele, faço ginásio, porque o corpo é a base, a saude e o bem estar.
A roupa escolho sempre no dia anterior dos pés á cabeça, já com os acessórios até separo logo o relógio que  quero. Mas eu não perco muito tempo com estas rotinas, sou muito prático a fazer as coisas,  por exemplo eu não fico mais que 1h no ginásio, porque é o tempo que preciso para fazer os meus exercícios.

De manhã nos cuidados diários, faço os passos mais indicados para mim é uma rotina e não me perco com outras coisas.
Usei sempre shiseido, mas á 2 meses atrás foi-me apresentado a marca Inglesa Elemis e acabei por mudar tanto para o tratamento de rosto como de corpo. É uma marca de gabinete mas que é pensado para as necessidades de cada pele e dia-a-dia.
Gosto de usar corrector de olheiras e ás vezes pó bronzeador da MAC.
Os tratamentos extra faço no LA SPA, não só fica perto de casa como é um refugio no meio de Lisboa com excelentes profissionais e muito simpáticos que trabalham também com produtos Elemis, o ginásio também é na Av. da Liberdade, mais uma vez porque é prático e fica tudo proximo o que me faz render o tempo.

Começas-te a preocupar-te mais com o passar da idade?
Sim, juntei mais alguns produtos aos que já usava.


TENDÊNCIAS


Quais são as principais tendências de moda para os homens?
As calças skinny voltaram para os homens e foi um derrubar de barreiras, porque passamos de um modelo extremamente largo e camuflado para um modelo mais sensual e que evidência mais o corpo quer seja Skinny ou Slimfit nos homens e nas mulheres, mas esta tendência de moda já se vê algum tempo.

Desta estação temos um look Old School, os laços nas camisas, trazer um pouco o vintage para a roupa.
Começamos a trabalhar a androginia e um universo que é feminino e masculino ao mesmo tempo, as linhas são mais transversais.
Existem marcas que colocam as mesmas peças na secção de homem e de mulher  para trabalhar a moda cada vez mais de uma maneira unisexo é muito importante brincar com isso e podermos cruzar as linhas.


Isso numa vertente mais moda, e para homens mais clássicos também existem tendências?
Existe sempre moda para os homens mais clássicos, mas esta estação existiu um atrevimento maior nos padrões e nas cores dos fatos.
Um Fato inteiro continua a ser sinonimo de elegancia e classe, mas esses mesmo fato está mais bem cortado, explora mais o corpo masculino, está mais marcado e os tons são mais variados e a paleta de cores é mais diversificada que os homens não ousavam usar e agora já arriscam mais.
Os padrões quadriculados, as flores, para lenços e gravatas, os sapatos com mais que 1 tom, oxford de 2 ou 3 tons, 
muitos acessórios, principalmente clutch masculina, pulseiras, lenços, gravatas, meias com riscas de cores diferentes em fatos muito clássicos,o que torna a moda masculina mais interessante e vanguardista e não tão monótona.



Como se pode trazer essa tendência para o dia-a-dia?
Tudo pode ser usado com equilíbrio. Mais vale simplificar que complicar, se usamos um padrão forte num lado, temos de equilibrar com algo mais neutro, não devemos imitar ou seguir á risca o que se vê nos desfiles porque é uma apresentação e tem mais a ver com uma vertente artística podemos brincar e ousar mas sempre a colocar o conforto para o dia-a-dia em primeiro lugar.
O nosso estilo pessoal, idade e tipo de corpo nessas escolhas devem ser sempre calculadas, para estarmos sempre bem o que muitas vezes acontece é que quem gosta muito de moda faz muitas misturas e isso nem sempre resulta.
As tendências já se encontram em todas as lojas das mais económicas ás mais caras, o que faz a moda chegar a mais pessoas.


Se um senhor mais clássico quiser arrojar mais um bocado, sem sair muito da sua zona de conforto, o que sugeres?
Continuo a dizer que o segredo são os acessórios. 
- Pode optar por um padrão diferente mas ainda assim clássico como o pied poule, ou em vez de se usar sempre o cinzento ou um fato completo, pode usar o blazer de uma cor e as calças de outra sem fazer muito contraste, mas que fica mais contemporâneo e actual.
- Pode usar gravata, botões de punho e camisa clássica, mas se o blazer tiver um padrão, quadriculado, as calças forem lisas, e houver aqui uma harmonia com o blazer, fica mais jovem, sem ficar igual a todos.
- Num fato clássico, brincar com a gravata e o lenço.
- Os botões de punho, existem com várias inspirações, caveiras, carros, insectos, com pedras, pode ser uma maneira irreverente de usar a moda mantendo a linha clássica, fica elegante para uma pessoa mais madura.
- Calçado sem fugir ao clássico com inspiração mais vintage podem trazer mais carisma ao look.
- Os óculos escuros muitas vezes são esquecidos e até os óculos com graduação podem ter armações de acordo com o look e estilo pessoal.





Peças básicas para os homens terem no guarda-roupa?

As peças básicas de homem, independentemente da moda, estão sempre lá.
- Camisa Branca, é das peças mais versáteis que existem
- T-shirt branca, 2 peças que parecem básicas até de mais, mas muitos homens focam-se tanto na moda que muitas vezes vão ao guarda roupa e dizem: não tenho um camisa ou t-shirt branca.
- Blazer escuro
- Jeans escuros sem pré lavagem, facilmente conseguem ficar mais formais, não sendo uma peça formal.
- Trench Coat Beige
- Fato completo preto, neutro e um bom corte, pensado para o corpo da pessoa e se possível de alfaiataria.
se só tiverem um fato que seja muito bom.
- Um par de sapatos pretos e uns sapatos castanhos
- Um bom blusão de pele clássico preto ou castanho
Construindo um guarda-fatos com as peças clássicas podemos depois comprar algumas peças mais moda todas as estações.
- Sobretudo camel ou beige ou navy, 
- Cintos já não se usam a condizer com os sapatos, mas como os homens são mais resistentes, continuamos a ver muito cinto a condizer com sapatos.




Que lojas recomendas para um preço baixo, médio e alto?
PREÇOS BAIXOS
A Zara, apresenta uma variedade muito grande e só num espaço conseguimos encontrar as tendências que vimos nos desfiles já numa vertente muito comercial e para o dia-a-dia.
A H&M, também tem uns preços razoáveis e consegue chegar a várias idades e vários estilos, embora eu ache que a qualidade da Zara está um pouco acima, por causa da variedade de tecidos que usa, como as sedas, algodão, peles ou caxemira.
PREÇO MÉDIO
FURLA na loja do Colombo com acessórios de homem.
A Guess que tem 2 linhas: Guess Jeans para um publico mais jovem e Guess by Marciano para um publico mais clássico, embora as duas linhas se possam misturar, a componente moda está muito presente e tal como na Zara e na H&M, nas lojas Guess podemos sair de lá com looks completos, eu consigo entrar numa destas lojas com um cliente e construir um closet inteiro só numa destas lojas.
PREÇO ALTO
Temos as monomarcas a abrir em Portugal com grande força, temos uma Av. da Liberdade que é exemplo disso com a Prada, Burberry, Trussardi, D&G, Armani e agora no final do ano Gucci, existe um mercado de luxo que cada vez mais está a ser explorado, a Prada reune várias linhas, como a mais clássica, viagem, trendy e acessórios.
Para homens mais clássicos temos a Rosa & Teixeira e ERMENEGILDO ZEGNA que é uma referência de qualidade, elegância, sofisticação, alfaiataria, handcraft. tem fatos e camisas feitos á medida, com um atendimento por excelência, conseguimos construir vários looks com as várias linhas da marca. 


Achas negativo marcas internacionais virem explorar o mercado português? isso vai afectar o comercio português?
É importante esta globalização, é importante as marcas internacionais entrarem e as marcas portuguesas ousarem a sair, o problema não é de quem entra, mas é nosso que não arriscamos, pode ser que a entrada das marcas internacionais nos façam mais competitivos, temos tanta ou mais qualidade é só uma questão de sermos mais atrevidos.




REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÃO
"Uma referência de estilo e elegância, uma referencia para mim a nível de imagem pessoal e uma referencia a nível profissional: TOM FORD
Há muitos, muitos anos, antes mesmo dele estar na Gucci eu já era fâ do estilo pessoal dele, depois comecei acompanhar muito de perto a carreira e o percurso profissional, acho que é uma pessoa bastante consistente, com um estilo e elegância que eu admiro e ambiciono, para mim é um marco e uma inspiração, e gosto acima de tudo porque me identifico tanto com a sua imagem  pessoal, com o percurso profissional e com um fio condutor sempre, até a sexualidade nele é tratada com muita classe, o clássico é muito explorado, mas sempre com uma pitada de irreverência e sexualidade que acho que é o que lhe dá exactamente um cariz muito próprio.
Nós conseguimos perceber á distância quando algo tem um dedo dele, nas várias áreas onde trabalha. 








Moda em Portugal, estás optimista?
Estou, só posso estar temos nomes a trabalhar lá fora, temos nomes a entrar em mercados bastante competitivos a nivel internacional, acredito que existe uma nova geração, que nem sempre estando consciente do risco que isso implica arriscam na mesmo e isso é muito bom para abrir os horizontes do resto de nós.
Existe imensa coisa ainda por fazer, muita coisa por descobrir e os portugueses ainda vão dar muito mais que falar.