I THINK WHATEVER I WANT!


O comentário mais frequente de ouvir no mundo da cosmética é que os homens tem preconceito em relação á maquilhagem.
O facto de se cuidarem está associado a uma opção sexual.
A culpa recai sempre sobre eles e facilmente são apelidados de retrógrados, conservadores e preconceituosos.

Hoje estive a maquilhar directores de uma empresa, só homens que nunca usaram maquilhagem e que para eles entre tantas reuniões e viagens, uma sessão fotográfica è uma aventura. E foi hoje que ouvi o comentário: "È estranho ver um homem a ser maquilhado, atè vou fotografar para depois mostrar a todos" deixou com a pulga atrás da orelha e fez-me pesquisar mais sobre o assunto, visto que o comentário em questão saiu da boca, imaginem só, de uma mulher...Directora do departamento de comunicação da empresa, cujo interesse deveria ser motivar quem está a ser fotografado para um resultado ainda melhor e não intimidar os colegas, maioritáriamente homens e claro muito pouco habituados a estas vidas.

Então como ficamos?! Os homens devem cuidar-se se não forem os nossos?
Começo acreditar que por detrás de um grande homem, está sempre uma grande mulher para o bem e para o mal...

Ao final da tarde o assunto estereótipos e optar pela via mais fácil e "normal", veio mais uma vez à conversa, agora por causa de um senhor que ganhou fama repentinamente e o que as revistas fazem para vender à conta dele, grave é ser uma revista de prestigio e que até agora sempre saiu para as bancas com assuntos muitas vezes polémicos, nada populares, mas com personalidade. Que desilusão!
Opiniões pessoais á parte, assim que coloquei no Google "homens que se maquilham", para iniciar a minha pesquisa, imediatamente fui surpreendida por comentários e posts em blogs de mulheres que acham estranho e "abichanado", (palavras das mesmas) os homens se maquilharem.
Obviamente que os homens na sua maioria não usam nem 1/3 da maquilhagem que as mulheres, mas serei eu obrigada a olhar para o meu colega de trabalho com olheiras até ao chão com ar cansado e de quem se levantou da cama a meio do dia, ou então os lábios tão secos, o nariz cheio de pontos negros...NÃO! Recuso-me a compactuar com isso, independentemente de trabalhar em cosmética.
Não é muito melhor, passar por um homem com tão bom aspecto que nos faz até levar a imaginação a uma cena de sedução tórrida daquelas de Hollywood em cima da secretária...
O que me leva a pensar nos estereótipos em que acreditamos, sem qualquer auto-estima, confiança em nós mesmos ou personalidade vincada e definida. 
Tudo isto é nada mais nada menos que o reflexo da nossa sociedade. 
As pessoas acomodam-se ao que é mais fácil tão facilmente como bebem um copo de agua. O que lhes parece vida fácil é tão apelativo, porque simplesmente não precisam de gastar energias a defender princípios, gostos ou crenças.



"Um estereotipo è um tipo de crença em que uma maioria acredita sobre grupos especificosO conceito para estereotipo e preconceito è facilmente confundido.
Estereotipos são opiniões standarizadas e conceitos básicos baseado em suposições".

Uma das perspectivas do processo de se estereotipar è que existem 2 grupos: 

Ingroups e Outgroups.
Os que pertencem ao Ingroups são vistos como normais e superiores e geralmente jà estão inseridos com outros do mesmo grupo ou querem estar. Um outgroup é simplesmente todos os outros grupos. São vistos como outsiders, inferiores pelas escolhas que não estão dentro dos "padrões da normalidade" ou por não concordarem com a formatação de opiniões do Ingroups.
Um dos muitos exemplos disto é a ideia estereotipada que os Asiáticos são mais inteligentes que os Americanos, porque os Asiáticos tem uma educação mais rigida e com mais regras disciplinares. Ou que os homens não podem usar maquilhagem, entre outros.

O Sociólogo Charles E. Hurst, diz que "Uma das razões para o estereotipo e a falta de personalidade, falta de convivência ou abertura para pessoas de grupos etnicos diferentes.
Tem lógica!


Para quem já leu o Livro "Men Are from Mars, Women Are from Venus" de Jonh Gray, percebe até que ponto uma mulher poderá influenciar um homem, mais uma vez no bom e mau sentido, fazendo assim acreditar que por exemplo a maquilhagem e cuidados pessoais não são para homens à seria.Enfim, resta aos poucos que ainda tem forças para não baixar os braços, trabalhar para mudar algumas mentalidades e acabar com estereótipos.

Sem comentários:

Enviar um comentário