TO BE OR NOT TO BE...THAT'S THE QUESTION.


E DA COSTELA DE ADÃO, DEUS FEZ EVA.
“CARNE DA MINHA CARNE, O UM SE FEZ EM DOIS”
E A DUALIDADE COMEÇA AI... 

Seres esféricos, fortes e vigorosos tentam galgar o Olimpo, a montanha sagrada onde moram os deuses gregos. Querem o poder. Possuem os dois sexos ao mesmo tempo, quatro mãos, quatro pernas e duas faces idênticas em sentidos opostos.
Diante do perigo, o chefe de todos os deuses, Zeus, decide cortar ao meio os andróginos (do grego Andrós, aquele que fecunda, o macho, o homem viril e Guynaikós, mulher, fêmea).
“Sede Humildes”, trovejou o grande Deus, ao enfraquecer o homem e a mulher, assim criados, Zeus condenou cada metade a buscar a outra, o desejo extremo de reunir-se e curar a angustiada e ferida natu-reza humana.



Para a Biologia, andrógino é o ser que possui os 2 sexos ao mesmo tempo e é capaz de se reproduzir sozinho (não no caso dos humanos, claro). O mesmo que hermafrodita. Mas para os psicólogos, médicos e designares de moda é sobretudo um fenómeno cultural, nada tem a ver com bissexualidade ou Homossexualismo.

Quem me conhece, sabe que muito antes de seguir uma carreira na maquilhagem, a minha formação é em antropologia e claro como não poderia deixar de ser, o assunto Androginia, puxou pela minha curiosidade.
Nada mais poderia ser tão perfeito: 
MODA + ANDRÓGINA = CURIOSIDADE PARA ANTROPOLOGIA.
Vários antropólogos defendem que a androginia, é unicamente um fenómeno cultural.
Na Alemanha pré-nazista dos anos 20, por exemplo o ar masculino e os cabelos curtos usado pelas mulheres era pura contestação ao ideal feminino nazi de que as mulheres precisavam ser valquírias robustas de longos cabelos loiros, que viviam em regime dos 3 K’s: Kinder, Kuche, Kirche(Crianças, Cozinha e Igreja).
O inconsciente humano sempre confundiu os 2 géneros. Os escultores Gregos clássicos, fundiam feminino e masculino de tal forma que os restauradores modernos equivocavam-se reconstruindo rapazes adolescentes, como se fossem meninas. Os antigos baixo-relevos da India, onde quase não há separação do sexo. O próprio Andy Warhol fez uma Marilyn Monroe, que é ele próprio.



Em todas as áreas sempre houve muitas individualidades e personalidades assumidamente sem um género especifico.




Muito me espanta depois de tanta gente ao longo da história servir de exemplo e sofrer de tanto preconceito, a androginia ainda espantar alguns.








Camille Paglia, professora de Literatura da Universidade de Artes em Filadelfia é bastante radical nos seus estudos, mas não deixa de ser interessante, “A androginia não passa de uma arma das feministas contra o principio masculino, serve para anular os homens, significa que eles devem ser como as mulheres, e as mulheres podem ser como quiserem”.


A empresária e especialista em moda Constanza Pascolato há anos que analisa a influência da androginia no estilismo.” A moda contemporânea não pára de brincar com as diferenças entre géneros, com isso expressamos a nossa vontade mutante, sobre o que é ser homem e mulher”, escreveu em 1988, mas fui procurar de que forma a opinião dela teria evoluído ou não sobre o assunto e hoje ela acrescenta “um ligeiro toque de ambiguidade aumenta o lado sensual das pessoas. 
 O masculino e o feminino exagerados são menos sexys. 
Há uma qualidade misteriosa em Marlene Dietrich e Greta Garbo, que vem em parte da sugestão da virilidade lá no fundo das suas personalidades”.
A psicóloga, Leniza Castello Branco, de Sãõ Paulo, completa e clarifica o raciocínio:”A mulher recupera o seu lado masculino, sem se tornar lésbica e o homem o seu lado feminino sem se tornar gay. Por causa do reprimido existe o carnaval em muitas culturas porque permite a vivência do contrário, a inversão. O pobre veste-se de rico, o homem de mulher, alguns de animais. O carnaval é a festa de Dionisio, o deus pagão que representava o campo, a fertilidade, o vinho. Ele nasceu da perna de Zeus, um andrógino, pois gestou um filho”. 




Para quem trabalha no mundo da moda, a androginia nada tem de novidade.
David Bowie, Grace Jones, Boy George, Sinéad O’connor, Michael Jackson, Ney Matogrosso, Freddy Mercury, Prince, entre outros, abriram caminho para os tempos modernos, foram o “principio” assumido e a sua importância para a sociedade é indiscutível. 
Sarah Jessica Parker no filme O Sexo e a Cidade, aparece sem verniz, e com pouca maquilhagem, para que uma certa austeridade e masculinidade faça contraste com roupas muito femininas. 
Mas esta nova geração, em que os traços masculinos e femininos praticamente não se distiguem, começa com Kate Moss, nos anos 90, que depois de Top models cheias de curvas aparece muito magra e sem maquilhagem.
Embora só agora este tema começe a ser falado outra vez com o manequim Australiano Andrej Pejic, a desfilar como mulher, já em 2010 o modelo transexual brasileira Lea T. fez a campanha da Givenchy e muitos desfiles.





Para falar um pouco na 1ª pessoa e deixar aqui a minha opinião enquanto maquilhadora, preciso apresentar - GONE MONTEIRO,
tem 18 anos e estuda pintura na Faculdade das Belas Artes, vem do Algarve.
Tem muita gente que o inspira, mas não consegue escolher só uma pessoa, de alguns nomes que me deu falou na pintora Paula Rego ou o fotografo Tim Walker e na moda Alexander McQueen 


Conheci-o numa coffee shop em Lisboa e não conseguia desviar os olhos.
Tal como diz o ditado " A curiosidade matou o gato", não resisti e convidei-o para responder algumas perguntas. Vi a oportunidade de fazer parte de um grupo de profissionais que vai assistir ao nascimento de mais uma viragem no mundo da moda e na sociedade e desta vez estou cá para contar mais tarde.. 
Estes rapazes com traços muito femininos, são para mim agora o futuro. Homens e mulheres em que se reconhece o talento e a beleza antes de qualquer julgamento, preconceito, sexo ou sexualidade.
Finalmente será que caminhamos para a igualdade? Será que de futuro o sexo deixa de ter importância e todos vão amar todos por igual? Deixo isso ao vosso critério, mas numa visão, se calhar da minha parte muito romântica, acredito que daqui para a frente, a espécie humana será aperfeiçoada ainda mais para esta beleza quase etérea e nada terrena.

Visão romântica ou não, a vontade de ter só para mim um destes rapazes para vestir, despir, maquilhar e desmaquilhar é muito egoísta e claro que não deixa de ser uma forma de preconceito, mas tal como em outras décadas é muito atractivo sexualmente, a sensação de quebrar barreiras, quebrar tabus e viajar no desconhecido. Pela primeira vez sinto-me atraída não por um sexo mas por uma beleza. Por breves momentos menos lúcidos, apetecia-me ter outra vez 20 anos, na esperança que ele se apaixona-se por mim.
CALMA!É platónico!Não quero assustar o meu convidado ou leitores! Mas olhem só para ele...é tão perfeito...   
Tão perfeito que nem parece real. 
Embora já conhece-se as noticias internacionais, ao ver o Gone ali mesmo ao meu lado, apercebi-me que agora esta androginia não se vai ficar só pelos desfiles ou mundo das artes. 
De facto ainda se estranha um pouco mas espero que depressa se entranhe.
Fica a entrevista a Gone Monteiro, para quem ainda acha que estes rapazes são tontos e gostam de se vestir e maquilhar de mulher só para dar nas vistas.
Espero que gostem tanto como eu gostei de conhecer o Gone, desde já o meu obrigada a ele pela participação e disponibilidade!








ENTREVISTA

Beauty Market: Porque escolhes-te o curso de pintura?
Gone Monteiro: Estive indeciso entre o Design de Moda ou Pintura e Ilustração, como pintava sempre raparigas nuas, deixou de fazer sentido ir para Design de moda, "o que é que eu ia fazer se as raparigas nos meus desenhos estavam sempre nuas", como sempre tive boas notas a desenho, todos diziam que tinha muito jeito e sempre me considerei uma pessoa criativa, ver uma pintura acabada é uma sensação muito gratificante e é uma sensação que não consigo comparar a nada.

Beauty Market: Aplicas-te no curso e queres tirar sempre boas notas?
Gone Monteiro: Sim, definitivamente, principalmente nos dias de hoje, temos que investir na formação e se tenho possibilidade de estudar só tenho que me aplicar.

Beauty Market: Dás mais valor ao conhecimento ou á fama? porque a imagem que tens dá muito nas vistas e as pessoas não conseguem deixar de reparar. 
Gone Monteiro: Uma coisa que sempre tive em mente, desde muito novo é ter especial cuidado com a apresentação e sempre me senti confortável com a minha imagem, estaria a lutar comigo próprio se não fosse eu mesmo e não me vestisse como gosto. Como Vivianne Westwood diz " You have a much better life if you wear impressive clothes"

Beauty Market:Corrigias alguma coisa em ti fisicamente?
Gone Monteiro: Não!

Beauty Market: Porque gosta de moda?
Gone Monteiro: Enquanto a pintura é uma forma de expressão do ponto de vista do artista, na moda as pessoas podem expressar-se através da roupa, estar sempre a reciclar a criar e a renovar, isso acho muito interessante olhar para alguém e perceber como ela é através da forma como se veste

Beauty Market: As pessoas da tua geração tem fama de serem cabeças no ar e sem respeito por ninguém. O que pensas sobre isso?
Gone Monteiro: Eu acho que as pessoas mais velhas dizem que esta geração está perdida, mas quem é que educou a geração mais nova? Existem muitas influências, mas no geral a minha geração está a tentar adaptar-se aos dias de hoje, o processo de globalização dá-nos muitas opções, tudo é acessível e nós sofremos com isso, mas não acho que isso seja mau, de certa forma não há o respeito de antigamente mas é uma questão de habituação, eu por exemplo considero-me uma pessoa muito educada, é tudo uma questão de princípios.

Beauty Market:És bem aceite pelos teus colegas? Porque muitas vezes maquilhas-e como uma mulher.
Gone Monteiro: Nunca senti preconceito de ninguém, por parte dos meus colegas muito menos. Ás vezes existe a tentação de me chamarem menina, mas acho interessante do ponto de vista estético, brincar com os limites e com o que é masculino e feminino. Aliás isso estuda-se em cultura visual. Nunca me senti rejeitado ou pressionado a mudar.

Beauty Market:O curso que estás a tirar está a corresponder ás tuas expectativas?
Gone Monteiro: Os professores são muito exigentes e nós caímos na faculdade de para-quedas e ficámos a pensar que se calhar não é o que estamos á espera, mas já deixei o que fazia no secundário de parte, agora vou considerar outras coisas, mas a exigência é bom e a diversidade faz com que não façamos sempre a mesma coisa. Estou muito contente com o curso e da Faculdade de Belas Artes.

Beauty Market: O que eu noto principalmente em ti, é que a tua maquilhagem é muito actual, onde te inspiras?
Gone Monteiro: Sempre fui leitor de revistas de moda, sempre gostei muito de maquilhagem, porque acho que isso complementa o outfit.Vejo muitos video no Youtube, mas não sou muito de tendências, tento jogar sempre com os meus traços, vejo tudo, posso ir buscar inspiração mas adequou sempre a mim, porque não devemos ser Fashion Victims, muitas vezes o que fica bem aos outros não ficam bem em nós.

Beauty Market: Sais facilmente da tua zona de conforto ou vais sempre aos mesmos sítios com as mesmas pessoas para não seres observado e julgado?
Gone Monteiro: Eu sempre fiz o que me apetecia, Pode chocar ás vezes as pessoas, mas isso nunca condicionou a minha imagem.Da zona onde venho é muito restrito, mas nunca deixei de ser eu, as pessoas podem gostar mais ou menos, mas tem de aceitar.

Beauty Market: Achas que a geração seguinte ainda se vai aperfeiçoar mais a beleza? 
Gone Monteiro: A unica coisa que sei é que vou deixar crescer ainda mais o cabelo. Não sei o que vem a seguir mas só acho que caminhamos para uma naturalidade maior.

     











Sem comentários:

Enviar um comentário